BPC na Escola reúne Assistência Social, Educação e Saúde em prol das pessoas com deficiência

 

Seguindo a premissa de que assuntos sociais precisam de engajamento e sensibilidade, a Secretaria de Assistência Social formou parceria com as Secretarias de Educação e de Saúde para capacitar na última terça-feira, 13/08, no Auditório da UNOPAR, mais de trinta técnicos que darão inicio ao Programa BPC na Escola em Eunápolis e iniciarão um processo de melhoria nas condições de vida das pessoas com deficiência.

Parte do Plano Viver sem Limites, o Programa BPC na Escola têm o intuito de promover a elevação da qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência e beneficiarias do BPC – Beneficio de Prestação Continuada, preferencialmente entre 0 e 18 anos, garantindo-lhes acesso e permanência na escola, por meio de ações articuladas da área de saúde, educação, assistência social e direitos humanos.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Ciça Guerrieri, um plano de ação foi traçado para que, com engajamento das três secretarias, não apenas o direito à educação seja garantido a estas pessoas, mas também suas necessidades de saúde, mobilidade, condição social, entre outros. “Estamos capacitando nossos técnicos para ir a campo e aplicar um questionário que irá numerar as necessidades das pessoas com deficiência (beneficiárias do BPC) e criar um relatório diagnóstico para juntos colocarmos em prática um plano de ação que irá sanar todas as suas dificuldades, levando-as à escola, proporcionando a elas acesso a saúde e a todos os programas e projetos sociais que disponibilizamos em nossa cidade”, explicou Ciça.

Segundo Cristina Tremura, coordenadora da equipe técnica do programa, o programa trabalhará em quatro eixos: Identificar, entre os beneficiários do BPC até 18 anos, aqueles que estão na escola e aqueles que estão fora dela; Identificar as principais barreiras para o acesso e permanência na escola; Realizar estudos e estratégias conjuntas para superação dessas barreiras; Realizar sistemático das ações e programas dos entes federados que aderirem ao programa.

A Secretária de Educação, Adail Britto, reforçou a importância da intersetorialidade na gestão pública e afirmou que em rede é possível a busca real das necessidades e o acompanhamento constante por um grupo gerido por três secretarias. “O intuito do governo Neto Guerrieri é beneficiar a todos, e trabalhando em conjunto as ações acontecem com maior facilidade e agilidade. Todos os envolvidos saem ganhando, mas principalmente o cidadão que terá seus direitos garantidos”, concluiu Adail.

Fotos de Antonio Varjão

Texto extraido do Portal da Prefeitura Municipal de Eunapolis.