A SMEC E A POLICIA MILITAR ENTREGAM CERTIFICADOS DO PROERD

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil compreendendo:

  •  Educação Infantil;
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • 5º  Ano do Ensino Fundamental;
  • 7º  Ano do Ensino Fundamental;
  •  Pais/Responsáveis.
 

O PROERD é o Programa Educacional de Resistência ás Drogas e á violência, é um projeto onde os policiais militares, devidamente treinados desenvolvem um curso de prevenção as drogas e a violência na sala de aula de sua escola. Para que sua  escola participe é necessário que seja firmado um convênio com a Polícia Militar. Percebendo necessidade devido a intensidade de jovens envolvidos no crime nos dias atuais, a SMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura representada apela profª Adail Britto, entrou em ação ingressando neste projeto em 2014, com o objetivo de prevenção e cuidado com o público juvenil das escolas do nosso município.

A filosofia do programa baseia-se na utilização do policial fardado, principalmente no trabalho de prevenção às drogas em escolas, através do desenvolvimento na criança de habilidades que possibilitem as mesmas se manterem afastadas das drogas lícitas e ilícitas. Trata-se de uma vacina comportamental contra as drogas e a violência, abordando o modelo de educação afetiva, do estilo de vida saudável, criando condições para que a criança aprenda a lidar com sua ansiedade, resistindo as pressões dos companheiros, elevando sua auto-estima, e ainda solidificando noções de cidadania e da convivência harmoniosa.

      O programa tem por objetivo a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, o qual será desenvolvido através de:

  • Fornecimento de informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins;  
  • Ensinar os estudantes, as formas de dizer não às drogas;
  • Ensinar os estudantes a tomar decisões e as conseqüências comportamentais na sociedade dos usuários;
  • Trabalhar a auto-estima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem.

Em todas as escolas municipais mais de 1000 alunos já participaram deste curso de formação especial, policiais militares, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, se uniram em torno de um objetivo comum, que poderá dentro de mais alguns anos, mudarem a história eunapolitana, no envolvimento de menores com o mundo das drogas.
Iniciando a cerimônia falou o Major Cleber Santos comandante da 7ª CIPM de Eunápolis que fez um breve relato sobre o mundo das drogas. A próxima a falar foi a vice-prefeita Maria Menezes representado o Prefeito Municipal Neto Guerrieri, ressaltou que a administração municipal está buscando todos os esforços para melhorar ainda mais a vida das crianças das escolas municipais.

Prosseguindo, a Secretária da SMEC profª Adail Britto, disse que de tudo fará na sua administração para melhorar o desempenho social especificamente o processo de conscientização das normas e valores necessários ao  exercício de cidadania  das nossas crianças e jovens em idade escolar da rede municipal de ensino, bem como se colocou a disposição para o sucesso de toda a rede de ensino  do município de Eunápolis em parceria com a sociedade civil organizada e instituições públicas.

A seguir foi feita a entrega simbólica de certificados a alguns alunos do curso, já que ao todo, foram 600 alunos concluintes, sendo que a entrega dos demais certificados serão feita na sala de aula. Posteriormente foram premiados três alunos que durante o curso, fizeram redações específicas sobre o que aprenderam e a importância do que foi ensinado, momento que uma mãe de aluno fez seu pronunciamento falando da relevância do respectivo curso ministrado pelos policiais militares  Civan Ney e Valdeni Lopes, que durante os últimos três  meses, estiveram trabalhando com público mencionado. Conforme o Major Clebe, dentro em breve uma nova turma será escolhida e novas aulas serão ministradas nas escolas, com novas inscrições  para alunos.

Texto: SMEC

ANEXOS: fotos Radar 64