Esporte 2014

SMEC - Secretaria Municipal de Educação realizará Jogos Escolares 2014

Um dos momentos mais esperados pelos estudantes das Escolas Municipais de Eunápolis está chegando. Trata-se dos Jogos Escolares 2014, realizados todo ano pela Secretaria Municipal de Educação representaada pela professora Adail Britto, promoverá  campeonato  nas modalidades vôlei, handebol, futsal, atletismo, basquete, ginástica rítmica (GR) e judô, os times das Escolas Municipais se enfrentam em uma saudável competição que rende momentos de descontração e integração entre unidades escolares.

 Para oficializar o início das competições, que acontecerão nas quadras municipais nos dias 13, 14 e 15 de Agosto, a SMEC realizará a Cerimônia de Abertura Oficial dos Jogos no dia 14 de Agosto, às 13h30min, no Ginásio da Escola Nilza Barbosa.

 “Nossos alunos estão ansiosos para iniciarmos logo os Jogos Escolares. Todos os anos essa competição é uma grande festa que ensina nossos estudantes a trabalhar sentimentos como competitividade trabalha em grupo, força, liderança, e muito mais. Nossa secretaria está preparando um lindo evento esse ano”, antecipou Adail Britto, Secretária de Municipal de Educação de Eunápolis.

O objetivo será de analisar os jogos cooperativos, dos diferentes grupos sociais, como paradigma que refletem e transmitem valores éticos, culturais e morais e utilizá-los como alternativa de inclusão escolar e social.

Os objetivos terão finalidades de  observar e trabalhar sistematicamente a vivência e a aprendizagem dos Jogos Cooperativos como um meio de evitar as práticas excludentes e discriminatórias no processo ensino-aprendizagem; valorizando a iniciativa e a cooperação como elementos de desenvolvimento nos alunos de um autoconceito positivo, fortalecendo seu caráter e personalidade; utilizando os Jogos Cooperativos como meio de contribuir para a autonomia e formação da personalidade dos alunos; criando situações que favorecessem o desenvolvimento de habilidades motoras e capacidades físicas de forma prazerosa; e, também, empregando atividades lúdicas como instrumento norteador para o trabalho docente e discente, visando à aprendizagem. Os direitos da criança e do jovem ao esporte, ao lazer estão previstos em vários documentos como: Constituição Brasileira, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Educacional (LDB), e conforme o artigo Educação para o Desenvolvimento Humano pelo Esporte), no documento Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo, “... toda criança e todo jovem tem o direito ao esporte e seus benefícios tendo ou não jeito para o esporte.

 Direito não se discute se tem. ”Na procura de boas alternativas acreditamos que os Jogos Cooperativos contribuem na socialização escola, familiar, em sociedade.  “Podemos fazer as crianças praticarem a cooperação em inúmeros contextos, como no pátio no recreio, na sala de aula e em áreas públicas para lazer. A escola reflete a sociedade na qual está inserida, sendo esta a causa de muitos conflitos, agressões e manifestações libertárias que ali acontecem. A sua própria heterogeneidade, às vezes, impede que a criança seja vista como um ser em formação e com uma bagagem cultural, um histórico de conhecimentos, comportamentos e valores adquiridos com sua família, sua vizinhança, seu grupo social, sua igreja, etc. Ele é uma somatória de todas as interações com os seus grupos sociais. Possui uma história construída e as instituições educacionais são as responsáveis por esse processo de interação e construção da ética cidadã.Essa é a preocupação da nossa Secretária de Educação professora Adail Britto.