Formação Continuada/Coordenadores de Ensino

 

A poucos dias do início das aulas em fevereiro de 2013, o Departamento Pedagógico da SMEC, através da Senhora Secretária Municipal de Educação, professora Adail Britto e de sua equipe do Departamento Pedagógico, reuniu  para a primeira capacitação que terá 10 (dez) módulos pertinentes a educação para melhor desenvover o trabalho pedagógico das   unidades  escolares, que terá como temática:  “Coordenação Pedagógica: conhecimento, habilidade e atitude”. O evento precede uma série de capacitações que ocorrerão na Casa do Conselho da Assistência Social no centro da cidade, tendo como público os coordenadores de ensino da rede municipal .

Estes eventos integram uma política de formação permanente de coordenadores  mantida pela SMEC lidarada pela Departamento Pedagógico.  Capacitações estas que tem a finalidade de propor reflexões acerca da aprendizagem dos alunos a partir da integração,  da socialização e de experiências da realidade vivida. Já as capacitações docentes, que se estendem durante todo o ano com programações elaboradas para cada modalidade de ensino, buscam o aperfeiçoamento constante do processo de ensino e aprendizagem.

– Temos que investir muito em capacitação. É a única maneira de continuarmos tendo qualidade. Se estamos bem, temos sempre que melhorar, pois esse é o nosso papel – disse  a Secretária de Educação Adail Britto durante a abertura do Encontro de Coordenadores.

Segundo a professora Cláudia Berdague, assessora de Assuntos Pedagógicos,  esse reconhecimento é o resultado do trabalho de toda a equipe que é  formada pela SMEC  e que refletirá  na sala de aula.– E não há dúvida: a melhoria da qualidade de ensino propiciará a melhoria da qualidade de vida dos profissionais que nós formamos – disse Cláudia Berdague.

Anexo:.

 

Capacitações docentes

 Estas últimas abordam questões relativas às políticas do Governo Estadual e Federal:

PROGRAMAS E PROJETOS  EM DESENVOLVIMENTO:

1 - Aymará – 2012 a 2014

Programa CIDADE EDUCADORA

Órgão Responsável:SMEC/Setor Educação Infantil/Editora Aymará;

Objetivo: Capacitar professores que atuam na pré-escola, fornecendo material pedagógico (módulos) para os alunos da rede municipal;

Público: Alunos da pré-escola;

Formação: seis encontros anuais para acompanhamento programa.

 

2 -    Formar em Rede: 2012 a 2014

Órgão Responsável: SMEC/Setor Educação Infantil/Instituto Avisa Lá/Banco Santander;

Objetivo: Formar profissionais (gestores,professores,coordenadores e equipe de apoio) para melhor atuar na educação infantil com ênfase em Brincar, Cultura e Escrita, Artes e Gestão para Saúde, objetivando a melhoria da qualidade de ensino.

Público: Educação Infantil;

Formação: seis encontros anuais.

 

3 – Projeto de Assesoramento e acompanhamento pedagógico aos municípios contemplados pelo Proinfância no estado da Bahia - 2013

Órgão Responsável: MEC/UFBA

Objetivo: Promover capacitação para  gestores, coordenadores e professores que atuam na pré-escola para melhorar a qualidade de ensino na Educação Infantil;

Público: gestores, coordenadores e professores;

Formação: cinco  encontros anuais para acompanhamento do programa em Ihléus com as técnicas da SMEC para serem multiplicadoras nas unidades escolares.

 

A HORA É AGORA- 2013

Órgão: Setor Ensino Fundamental - Anos Iniciais;

Objetivo: Capacitar professores para alfabetizar os alunos que apresentam um baixo rendimento na leitura e escrita;

Público: Alunos de 3ª e 4ª séries;

Formação: Dois encontros anuais para acompanhamento do programa.

 

PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-2013.

Órgão: MEC/UFBA;

Objetivo: Alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade;

Público: Professores que atuam nas turmas do 1º ano, 2º ano e 3º ano;

Formação dos orientadores de estudo: Encontros mensais de três dias no município de Teixeira de Freitas sob a orientação de formadores da UFBA (Universidade Federal de Bahia);

Formação de professores: Encontros mensais (terça-feira 1º ano, Quarta-feira 2º ano e turmas multisseriadas e Quinta-feira 3º ano) de 08 e/ou 12horas, realizados na UNOPAR pelos orientadores de estudos com os professores dos respectivos anos.

 

PACTO BAHIA- 2011 A 2014

Órgão – Secretaria do Estado da Bahia;

Objetivo: Alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade;

Público : Alunos do 1º ano;

Formação dos orientadores de estudo: Encontros bimestrais de 02 e/ou 03 dias no município de Ilhéus;

Formação de professores:  encontros mensais- PNAIC/Pacto Bahia (terça-feira 1º ano) de 08 e/ou 12 horas, realizados na UNOPAR pelos orientadores de estudo com os professores dos respectivos anos.

 

TRILHAS 2013

Órgão – Instituto Natura/MEC;

Objetivo - Instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental em um universo letrado;

Público – Diretores, Coordenadores pedagógicos das escolas e professores do 1º ano;

Formação dos formadores locais – um encontro anual em Salvador;

Formação de professores – encontros quinzenais ou mensais realizados pelos diretores e coordenadores tendo como referência o conjunto de material do Projeto TRILHAS.